Como as mãos devem segurar a bola no basquetebol?

Como as mãos devem segurar a bola no basquete?

A bola deve ser segurada na sua parte lateral e posterior com ambas as mãos, com os polegares paralelos (quase apontados um para o outro). A bola deve ser apoiada na parte calosa das mãos, estando os dedos entreabertos. Os cotovelos permanecem próximos ao corpo e a bola deve ficar a altura do tórax.

Como deve segurar a bola de basquete?

Segure a bola usando o polegar, indicador, médio e o anelar.

As pontas dos dedos atuam mais na hora de segurar uma bola do que a palma da mão. Portanto, segure a bola usando as pontas dos dedos. A palma da sua mão talvez nem toque na bola se você já consegue segurar a bola corretamente.

O que é controle do corpo no basquetebol?

Controle de corpo É a capacidade de realizar movimentos e gestos específicos do basquetebol, exigidos pela própria dinâmica do jogo.

Qual o conceito de empunhadura no basquetebol?

EMPUNHADURA: é a maneira de segurar e dominar a bola imagine que a bola seja uma cabeça. Colocar as mãos nas orelhas da bola com os dedos afastados uns dos outros (laterais da bola), tocando a bola com a parte interna dos dedos, sendo que os polegares ficarão atrás da bola para amortecer a trajetória da mesma.

É INTERESSANTE:  Quantas medalhas de ouro o Brasil possui no basquete em campeonatos mundiais?

O que é manejo da bola?

O Manejo de Bola é o Fundamento do Basquetebol que tem como objetivo desenvolver a habilidade de Controle de Bola em diversas situações. … trocar a bola de mãos. lançar a bola de um lado para o outro do corpo por cima da cabeça. lançar a bola de trás para frente do corpo por cima da cabeça.

Qual a importância do manejo de bola no basquete?

Resposta: O manejo tem com objetivo trabalhar as habilidades motoras de controlar a bola, no caso do basquete com as mão. … Assim que a bola tocar os dedos, o jogador flexiona os braços, trazendo a bola para junto do peito. Este movimento amortece a velocidade da bola e a protege do ataque adversário.

Como é feito o passe picado no basquete?

No passe picado, o jogador manda a bola na direção do chão, para que ela encoste no solo antes de chegar ao companheiro de time. Para executá-lo, é utilizada a mesma técnica do passe de peito. A diferença está na direção do lançamento, com a bola quicando antes de chegar ao outro jogador.

O que é a regra dos 3 segundos no basquete?

Regra dos 3 segundos – Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva do adversário, enquanto a sua equipe esteja na posse da bola.

Como melhorar a pegada no basquete?

A pegada da bola

Para dar um passe no basquete com qualidade é necessário que o corpo esteja equilibrado. Faça uma leve flexão no seu eixo e uma abertura um pouco maior que o limite dos quadris para as pernas. Dê um passo à frente na direção em que a bola será lançada.

É INTERESSANTE:  Melhor resposta: Qual a diferença entre NBA 2K ou live?

Como deve ser o controle de corpo nos fundamentos?

Antes de trabalhar os fundamentos com a bola, o jogador precisa saber o que fazer sem ela. O manejo de corpo trabalha a capacidade de se deslocar na quadra, correr, saltar, fazer uma parada brusca e girar, dentre outros movimentos. A partir daí, o atleta precisa saber manusear o item principal da modalidade: a bola.

Qual parte do corpo é utilizado para movimentar a bola no basquetebol?

Dorso. Os músculos do peitoral são encarregados de mover as juntas de seus ombros em cinco direções diferentes, o que permite que você agarre, passe e manipule a bola.

Quais são os movimentos básicos do jogo de basquetebol?

passe, drible, arremesso, lance-livre e rebote. Passe de peito – Trazendo já bola junto ao peito, com o peso do corpo na perna coordenando movimento dos braços com os pulso, a bola à frente do corpo, lançá-la com as mãos na direção do movimento.

Qual é o conceito de manejo de corpo?

Manejo de corpo e bola Manejo de corpo são movimentos corporais utilizados no basquete e incluem: finta; giro; mudança de direção; mudança de ritmo; paradas; paradas bruscas, etc.

Qual a diferença entre empunhadura e passe?

As duas mãos devem envolver a bola de forma firme e segura. Junto com a empunhadura existe um dos fundamentos mais praticados no basquete, ou seja, o passe e os seus diversos tipos. O passe, ou melhor, o ato de transportar a bola de uma mão para a outra entre os companheiros de equipe possui diversos tipos.

Linha de chegada