Como o basquete pode influenciar pessoas em seus aspectos físicos cognitivos sociais morais e éticos dentro da sociedade?

Como os esportes podem influenciar no desenvolvimento social e educativo de uma pessoa?

Segundo o Ministério do Esporte (apud Borges, 2009), o esporte desenvolvido em projetos sociais, que por sua própria característica de socialização e inclusão social, poderá a longo ou médio prazo, enfatizar valores morais e sociais como, por exemplo, a participação, cooperação, liderança, respeito e outros valores nos …

Como os esportes influenciaram e ainda influenciam a vida das pessoas culturalmente e socialmente?

De fato, o esporte favorece o engajamento das pessoas na discussão e reflexão sobre as relações sociais e valores pessoais. Em uma quadra, todos são iguais e podem alcançar o êxito. … “Desse modo, o esporte não só proporciona formação social e educacional como também contribui para a formação do caráter”.

Qual a importância do basquete para a inclusão social?

Mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para obtenção de valores sociais. E aliado a educação, realmente funciona como ferramenta de inclusão, como acontece nas universidades americanas e Espanha(nos últimos anos), obtendo sucesso na formação de estudantes e atletas.

É INTERESSANTE:  Você perguntou: Quem está liderando a NBA?

Como que podemos perceber a influência da sociedade nos esportes?

A importância da prática esportiva em nossa sociedade vai além dos benefícios na saúde física do homem. “É possível perceber-se o desenvolvimento das relações socioafetivas, a comunicabilidade, a sociabilidade, ajustando socialmente esse homem ao meio que vive” (BURITI, 2001, p. 49).

Como o esporte pode influenciar no desenvolvimento social de uma pessoa Brainly?

Resposta: o esporte nos ajuda a trabalhar em grupo, nos desenvolver tanto psicologicamente como fisicamente, ajuda a gente ter um bem estar melhor e nos ajuda a compreender algumas situacoes do dia a dia.

Como os esportes influenciam as pessoas?

A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações. … É neste processo que o esporte mostra sua grande contribuição à sociedade.

Qual é a importância do esporte no meio social?

Pensar a importância social do esporte é pensar o esporte para todos. … Através do esporte a gente aprende dedicação, disciplina, educação, respeito, que são coisas que a gente leva para o resto da vida. O esporte na escola é fundamental e é um suporte na construção de valores”, destaca.

Como o futsal como esporte coletivo pode influenciar positivamente o seu desenvolvimento como cidadão?

Ele apresenta características intimamente ligadas a socialização, que é um processo no qual os indivíduos assumem vários papéis para um bem comum, colocando a disposição suas habilidades e valores. O futsal apresenta fatores de alta relevância no desenvolvimento social principalmente de crianças.

Qual é a relação que existe entre esporte história e cultura humana?

O esporte é a representação simbólica do homem em movimento, de suas pulsões, medos, angustias e desejos. O esporte é cultura humana, pois é estruturado como forma de linguagem que possibilita a comunicação e interação de diferentes pessoas, sociedades ou nações.

É INTERESSANTE:  Onde foi realizado o primeiro jogo de basquetebol?

Qual a importância do basquetebol adaptado?

O basquetebol em cadeira de rodas é um dos esportes mais difundidos para pessoas com deficiência física. Ele é de grande importância para inclusão social desses indivíduos e tem um papel importante na melhora de capacidades motoras e de qualidade de vida (Costa & Tonello, 2009).

Qual o papel social do basquetebol?

O basquetebol que unir o desporto com a formação social dos alunos e levar os valores para sua vida na sociedade. … O desporto basquetebol busca em uma pedagogia de ensino o valor social em seus alunos e poder passar para seus alunos a importância de serem cidadãos críticos.

Como o esporte ajuda no crescimento do aluno?

Estudos comprovam que a prática de esportes auxilia a área cognitiva, trazendo maior concentração, melhor capacidade de memorização, mais atenção, ajuda no equilíbrio, promove bem-estar, controla a ansiedade, proporciona qualidade do sono, além, é claro, de tornear os músculos.

Como os esportistas são vistos dentro da sociedade Eles são respeitados?

Resposta: Sim sao ! Explicação: Os esportes radicais vêm tendo cada vez mais notoriedade, conquistando praticantes no mundo todo, e isso se deve às divulgações dos meios de comunicação, sobretudo da internet.

Como o esporte insere as pessoas na sociedade *?

Entretanto, percebe-se que, mesmo os problemas sociais tornando-se comuns na sociedade, o esporte cumpre uma importante função de inclusão social. Ao tirar jovens das ruas e das drogas, ele ajuda no combate a violência, contribuindo assim na garantia de segurança pública e nas melhorias de saúde humana.

Qual a influência da cultura para a sociedade?

Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.

É INTERESSANTE:  Você perguntou: Qual a maior cestinha do basquete feminino?
Linha de chegada