Quais as principais características que o basquetebol em cadeiras de rodas desenvolve?

Quais as principais características do basquete em cadeira de rodas?

O jogador deve quicar, arremessar ou passar a bola a cada dois toques dados na cadeira. As dimensões da quadra e a altura da cesta seguem o padrão do basquete olímpico. Na classificação funcional, os atletas são avaliados conforme o comprometimento físico-motor em uma escala de 1 a 4,5.

Qual o objetivo do jogo basquetebol em cadeiras de rodas?

O basquete em cadeira de rodas é um esporte praticado por pessoas que tem algum tipo de deficiência permanente nos membros inferiores. A modalidade surgiu em meados do século XX durante a Segunda Guerra Mundial, sendo praticado como uma forma de reabilitar soldados feridos na guerra.

Quais são as principais regras do basquete adaptado?

Regras do Basquete Adaptado

  • A saída é feita pelos alunos cadeirantes no centro da quadra;
  • As dimensões da quadra foram reduzidas e somente existem linhas de fundo e lateral;
  • A linha central é imaginária;
  • O número de jogadores por equipe é de 5 (cinco) alunos;
  • Não existe cobrança do lance livre;
É INTERESSANTE:  Quantas partidas tem a temporada regular da NBA?

Qual a adaptação paralímpica do basquete?

Outra adaptação é a da movimentação com a bola. No lugar de dois passos, o jogador só pode dar dois toques na cadeira sem que continue quicando o objeto, ou o passe para outro jogador. O basquete em cadeira foi a primeira modalidade paralímpica a ser praticada no Brasil. O jogo acontece por aqui desde 1958.

Como se chama o basquete de cadeira de rodas?

No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC). Apesar da popularidade no país, o Brasil ainda não conquistou medalhas na modalidade em Jogos Paralímpicos. A estreia da Seleção masculina foi nos Jogos de Heidelberg 1972, e, da feminina, em Atlanta 1996.

Qual a diferença entre o basquete E o basquete de cadeira de rodas?

As principais diferenças encontradas entre o basquete e a modalidade em cadeira de rodas são a forma de locomoção e a quem se destina. A primeira ocorre, obviamente, por meio de um veículo adaptado, a cadeira de rodas. A segunda, os praticantes são pessoas com diferentes níveis de comprometimento físico-motor.

Quais são os objetivos e características do basquetebol em cadeiras de rodas?

Características: As regras do basquete em cadeira de rodas são muito parecidas com o basquete tradicional. … Ao contrário do basquete tradicional, no basquete em cadeira de rodas só é permitido ao jogador dar dois toques na cadeira sem deixar a bola tocar ao chão, ou então,repassar a bola para o outro colega de time.

Qual o objetivo do basquetebol adaptado?

No que tange ao Basquetebol Adaptado, o mesmo foi criado em meados da década de 40, também nos Estados Unidos da América, tendo como principal objetivo, minimizar as sequelas dos soldados feridos durante a Segunda Guerra Mundial, bem como proporcionar a possibilidade dos governos envolvidos nos conflitos, que se …

É INTERESSANTE:  Qual a importância do basquete na educação física escolar?

Como foi o 1 jogo de basquete em cadeira de rodas feminino e masculino?

O primeiro jogo de basquete nessa modalidade foi praticado no Brasil em 1958 por inciativa do jogador cadeirante Robson Sampaio e seu técnico Aldo Miccolis. Após ficar 16 anos fora das Paralimpíadas, a seleção voltou à disputa ao conquistar a vaga para Atenas-2004 durante os Jogos Parapan-Americanos de Mar Del Plata.

Quais são as regras do jogo de basquete?

Quais as principais regras do basquete ??

  • A bola pode ser arremessada em qualquer direção com uma ou com ambas as mãos;
  • A bola pode ser tapeada para qualquer direção com uma ou com ambas as mãos (nunca usando os punhos);
  • Um jogador não pode correr com a bola. …
  • A bola deve ser segura nas mãos ou entre as mãos.

7.06.2016

Como devem ser as cadeiras de rodas para a prática do basquetebol adaptado?

A cadeira carece de alguns requisitos, a fim de preservar a segurança e igualdade na competição. A cadeira necessita ter de 3 a 4 rodas, onde duas rodas são grandes e localizadas na parte traseira da cadeira e uma ou duas pequenas na parte da frontal (Vale, 2009, p. 17).

O que não são permitidos utilizar na cadeira de rodas?

Pneus pretos, aparelhos de direção e freios são proibidos. Os árbitros devem checar as cadeiras dos jogadores no início do jogo, para que conferir se estas cadeiras estão de acordo com as normas estabelecidas. O basquete em cadeira de rodas é um jogo para pessoas com deficiências permanentes nos membros inferiores.

Quais as adaptações feitas para que as pessoas com deficiência possa praticar basquete?

Quando nos referimos às pessoas com dificuldade para locomoção, o basquete, em nível de competições oficiais, deve ser praticado com cadeiras de rodas adaptadas e padronizadas à prática do esporte, seguindo uma certa linha. … A única exceção é o saque, que é diferente para os usuários de cadeiras de rodas.

É INTERESSANTE:  Qual a importância do esporte basquetebol?

Em que ano o basquetebol adaptado foi introduzido nos Jogos Paralímpicos de Roma?

O basquetebol em cadeira de rodas é disputado nos Jogos Paralímpicos de Verão desde a primeira edição, Roma 1960. No início era dividido em duas classes, mas desde 1968 ocorre em apenas uma categoria.

Como é a adaptação da condução da bola no basquetebol?

Resposta. Um jogador que esteja com a bola e sem nenhum companheiro perto vai necessitar conduzi-la. No basquetebol o jogador só pode conduzir a bola batendo-a no chão a cada passo. E, quando marcado, para maior controle de bola deverá manter a posição de guarda.

Linha de chegada