Qual a importância do esporte basquetebol?

Qual a importância do basquetebol na história do esporte?

O esporte surgiu como uma alternativa ao inverno rigoroso da região, em detrimento dos outros praticados ao ar livre como o basebol e o futebol. Além disso, a ideia original era criar um esporte menos violento que o futebol americano.

Qual é a importância do basquete?

O basquete é um esporte muito completo que permite a exploração de todo o corpo, de maneira a impulsionar a explosão física, assim como também, a força muscular. … Além dos âmbitos físicos, o esporte permite o desenvolvimento psicológico advindo da integração social e o espírito de equipe.

Qual a importância do basquetebol na educação física?

Segundo Jobim, Pureza e Loureiro (2008), a prática do Basquetebol auxilia no desenvolvimento físico, técnico, tático, psicológico, moral e social, também desenvolvendo capacidades físicas como coordenação, ritmo, equilíbrio, agilidade, força, velocidade, flexibilidade e resistência.

Qual é a importância do basquete no Brasil?

Resposta. O basquete foi trazido para o Brasil em 1896 por um milionário norte-americano chamado Auguste F. … Na realidade, só quem estuda a história do basquete brasileiro sabe da sua importância na história brasileira e das glórias que trouxe ao nosso país, tanto em Jogos Olímpicos, quanto em campeonatos mundiais.

É INTERESSANTE:  Resposta rápida: O que é necessário para participar do draft da NBA?

Qual é a história do basquete?

O basquetebol é um esporte altamente popular nos Estados Unidos. … Afirma-se que o basquete foi criado em 1891 por James Naismith, um pastor presbiteriano que era professor de Educação Física na Associação Cristã de Moços (ACM) de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos.

Quais os acontecimentos mais marcantes e importantes na história do basquetebol?

A bola de basquete permaneceu marrom até a década de 1950, quando assumiu a cor laranja para facilitar a sua visualização pelos atletas e espectadores. Em 1936, nas Olimpíadas de Berlim, o basquete masculino tornou-se um esporte olímpico. O torneio feminino só foi estrear quarenta anos depois, em Montreal (1976).

O que o basquete desenvolve no aluno?

Esporte infantil.

– Uma maior concentração e uma espetacular rapidez de reflexos. – Também desenvolve a agilidade e as habilidades locomotoras, além de contribuir com uma grande resistência. – Como todos os esportes infantis, o basquete cuida e protege o sistema cardiovascular e melhora a resistência muscular.

Qual a importância dos modalidade?

A importância dessas modalidades é grandiosa, se não existissem as modalidades, não existiria uma forma segura de contratar, e da mesma forma, o poder público, o interesse da coletividade, poderia ser diminuído por consequência do interesse privado.

Qual a importância do basquetebol nas aulas de educação física e nos jogos escolares?

Nesta hora o professor e a escola possuem papel fundamental, pois podem proporcionar aos alunos situações que desenvolvam suas habilidades e competências em consonância com os dias atuais, já que o basquetebol busca o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da participação social, de princípios democráticos, …

Qual a importância da ginástica na educação física?

A prática da ginástica é essencial para o indivíduo, pois contribui para o desenvolvimento integral dos alunos considerando os aspectos físico, cognitivo, social e psicológico do aluno.

É INTERESSANTE:  Quais são as defesas por zona do basquetebol?

Porque ensinar basquete na escola?

Promover a prática esportiva como o basquete no contexto escolar, é de suma importância não apenas no desenvolvimento físico do aluno, mas nos valores que o desporto proporciona como disciplina, integração da turma, espírito de competição entre outros.

Quais são os benefícios do basquete praticado no ensino fundamental?

Esses benefícios se dão em nível físico, que consiste na melhora da capacidade física, coordenação motora, equilíbrio, ritmo, agilidade, força, velocidade, flexibilidade e resistência cardiorrespiratória. Além dos benefícios psicológicos, morais e sociais.

Qual é a história do basquete no Brasil?

A prática do basquete no Brasil começou quando o norte americano Augusto Louis introduziu o desporto na Associação Atlética Mackenzie College de São Paulo, em 1896. No Rio de Janeiro, no ginásio da rua da Quitanda nº 47, no Centro da cidade, em 1912, aconteceu o primeiro torneio de basquete.

Qual a importância do basquete para a inclusão social?

Mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para obtenção de valores sociais. E aliado a educação, realmente funciona como ferramenta de inclusão, como acontece nas universidades americanas e Espanha(nos últimos anos), obtendo sucesso na formação de estudantes e atletas.

Qual a colocação do Brasil em relação ao conhecimento do basquetebol no mundo?

O Brasil é uma das seleções mais históricas de basquete do mundo e a segunda mais forte da América Latina (rivalizando com a Argentina), e com vários jogadores famosos presentes no Hall da Fama, como Oscar Schmidt, mas desde o final da década de 1990, a seleção passa por um período de decadência, eventualmente perdendo …

Linha de chegada