Resposta rápida: Como deve ser elaborado um plano de ensino para alunos iniciantes no basquetebol?

Como montar um plano de aula de basquete?

Dividiremos a aula em: a) Parte Inicial: alongamento e aquecimento (05 a 15 min); b) Parte Principal: atividades para desenvolver o fundamento de manejo de bola do basquetebol (25 a 30); c) Parte Final: volta à calma (03 a 07 min).

Qual método é o mais indicado para a iniciação ao basquetebol?

Nas respostas dos professores 30 % dos professores seguem o método tecnicista e com 30 % também do professores seguem o método desenvolvimentista, ambas são bons métodos para trabalhar com a iniciação do basquetebol, mas visando o Basquetebol em escolas com fins educativos deve ressaltar que o método desenvolvimentista …

Qual a primeira fase de aprendizagem do basquetebol?

A iniciação esportiva no basquetebol deve ser estruturada com uma visão pedagógica do esporte e visando as fases de desenvolvimento do criança.

Cronologia aproximada (idade) Fases e estágios seqüência do desenvolvimento
1 a 2 anos Fase motora rudimentar – estágio de pré-controle
É INTERESSANTE:  Você perguntou: Qual a função do cronometrista no basquetebol?

Qual o método de ensino do basquetebol?

O método com maior dominância no ensino do basquetebol, principalmente a partir do momento em que o ensino se começou a sistematizar é o método analítico.

Como fazer um plano de aula de handebol?

4 Planos de aula para handebol

Plano de aula 1 Objetivo geral da aula: Vivenciar a prática dos fundamentos técnicos do Handebol. Conteúdos: Passe e recepção. Tempo total da aula: 50 minutos. Idade, série, sexo e número de alunos: 12 e 13 anos, 5º e 6º série, meninos e meninas de 15 a 20 alunos.

Qual o objetivo geral do basquete?

OBJETIVO GERAL: Vivenciar os fundamentos do esporte, relacionar o aprendizado da teoria com a prática e desenvolver as habilidades motoras necessárias para o jogo.

Quais as considerações iniciais para um bom arremesso no basquete?

Arremesso: “jogar” a bola no aro, pode ser com uma das mãos, um salto e na bandeja (arremesso em que o atleta executa apenas dois passos), pode ser realizado em movimento com passe ou com drible.

Como trabalhar o basquetebol de forma exclusiva dentro da escola?

O professor deve proporcionar uma experiência agradável aos participantes do jogo, aplicá-lo apenas por diversão no início e aos poucos colocar regras e técnicas. Porém em momento algum deve deixar a diversão de lado exigindo algo que ainda não é possível ser realizado.

Quais as cinco variáveis que podem ser manipuladas para criação de diferentes tipos de jogos na iniciação ao basquetebol?

Gimenez (2000) define 5 variáveis estruturais possíveis de orientar a modificação do jogo: o espaço, o tempo, a regra, a técnica e a táctica.

Quais as fases de aprendizagem do basquete?

Paes e Oliveira no seu estudo “Pedagogia do basquetebol: novos conceitos do ensino e do treinamento em duas fases distintas: fase de iniciação ao jogo e fase de treinamento especializado”, propôs o desenvolvimento das capacidades físicas, aprendizagem tático-cognitivas e habilidades do jogo subdivididas em três fases.

É INTERESSANTE:  Quais são as semelhanças entre o basquete tradicional E o basquete de cadeira de rodas?

Quais são as 3 fases do arremesso?

Fases do arremesso: (1) preparação; (2) passada; (3) elevação do braço;…

Quais são as fases do basquetebol?

Resposta

  • fase:Introdução.
  • fase:O. esporte e a criança.
  • fase:Iniciação esportiva no basquetebol.
  • fase Iniciação esportiva.

3.06.2020

O que é método Analitico no basquetebol?

O Método Analítico-sintético visa o aprendizado e desenvolvimento da técnica ou de um conjunto delas de forma isolada, com o objetivo de aperfeiçoar um movimento específico. Este princípio trás características como: *Grande repetição de movimentos estereotipados. *Inibe conflitos presentes em situações de jogo.

O que é método Analitico sintético no basquetebol?

O método denominado como analítico sintético visa o conhecimento das partes para um todo, partindo do simples para o complexo, dividindo os movimentos em fases funcionais.

Quais são as técnicas treinadas e desenvolvidas para o jogo de basquete?

Tipos: drible com uma das mãos; alternado; drible entre as pernas; drible por trás do corpo; giro; drible de costas e com deslocamento latera. A bandeja é o único fundamento do Basquetebol, que permite que o praticante possa “andar” com a bola nas mãos, sem ter que batê-la junto ao solo.

Linha de chegada