Sua pergunta: Como se deve trabalhar o basquete na escola?

Como trabalhar o basquetebol de forma exclusiva dentro da escola?

O professor deve proporcionar uma experiência agradável aos participantes do jogo, aplicá-lo apenas por diversão no início e aos poucos colocar regras e técnicas. Porém em momento algum deve deixar a diversão de lado exigindo algo que ainda não é possível ser realizado.

Como iniciar o basquetebol na escola?

“Não adianta querer ensinar basquete utilizando uma única bola para 30 alunos.

  1. Diagnóstico e registro Converse com os alunos sobre o esporte e peça que anotem o que já sabem. …
  2. Organização dos jogos Proponha partidas variadas: com mais e menos espaço de quadra, bolas de diversos tamanhos e adaptações da cesta.

Por que aprender o basquete na escola?

Segundo Jobim, Pureza e Loureiro (2008), a prática do Basquetebol auxilia no desenvolvimento físico, técnico, tático, psicológico, moral e social, também desenvolvendo capacidades físicas como coordenação, ritmo, equilíbrio, agilidade, força, velocidade, flexibilidade e resistência.

É possível aprender a modalidade basquete nas aulas de educação física na escola?

Os professores atribuem um significado muito positivo às possibilidades pedagógicas que o ensino do basquetebol propicia, ressaltando que a prática do basquetebol na escola vai além dos aspectos metodológicos e técnicos: possibilita também a integração dos envolvidos e se apresenta centrada numa proposta pedagógica que …

É INTERESSANTE:  Qual é a função do pivô no basquete?

Qual a importância do basquetebol nas aulas de educação física e nos jogos escolares?

Nesta hora o professor e a escola possuem papel fundamental, pois podem proporcionar aos alunos situações que desenvolvam suas habilidades e competências em consonância com os dias atuais, já que o basquetebol busca o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da participação social, de princípios democráticos, …

Quais aspectos positivos de praticar basquetebol na escola?

Resposta:

  • Exercício completo. Ao praticar basquete, você consegue exercitar diversas partes do seu corpo ao mesmo tempo. …
  • Ajuda também na saúde mental. …
  • A importância do trabalho em grupo. …
  • Melhora seus ossos e o seu coração. …
  • Ajuda a melhorar o equilíbrio e a precisão. …
  • Disciplina e autoconfiança.

17.12.2020

Qual a primeira fase de aprendizagem do basquetebol?

A iniciação esportiva no basquetebol deve ser estruturada com uma visão pedagógica do esporte e visando as fases de desenvolvimento do criança.

Cronologia aproximada (idade) Fases e estágios seqüência do desenvolvimento
1 a 2 anos Fase motora rudimentar – estágio de pré-controle

Como deve ser elaborado um plano de ensino para alunos iniciantes no basquetebol?

Os principais fundamentos para se trabalhar nessa faixa etária que é mais uma iniciação do Basquetebol para esses alunos seria: Drible, bandeja, arremesso, passe. O professor deve desenvolver no aluno as habilidades motoras, tática de jogo isso no aspecto procedimental.

Quais as fases de aprendizagem do basquete?

Paes e Oliveira no seu estudo “Pedagogia do basquetebol: novos conceitos do ensino e do treinamento em duas fases distintas: fase de iniciação ao jogo e fase de treinamento especializado”, propôs o desenvolvimento das capacidades físicas, aprendizagem tático-cognitivas e habilidades do jogo subdivididas em três fases.

Por que ensinar basquete?

Deste modo, o ensino do basquetebol pode ser utilizado para consolidar os valores humanos, comportamentais e sócio-culturais, fundamentais para o fomento da cidadania das crianças e jovens. Unitermos: Basquetebol. Educação Física escolar.

É INTERESSANTE:  Sua pergunta: Qual tamanho da bola oficial da NBA?

O que o basquete desenvolve no aluno?

Esporte infantil.

– Uma maior concentração e uma espetacular rapidez de reflexos. – Também desenvolve a agilidade e as habilidades locomotoras, além de contribuir com uma grande resistência. – Como todos os esportes infantis, o basquete cuida e protege o sistema cardiovascular e melhora a resistência muscular.

Porque é bom jogar basquete?

Pela constante necessidade de pontuar parado ou em movimento, jogar basquete faz com que você desenvolva significativamente sua mira e precisão. O esporte é um ótimo aliado para desenvolver sua coordenação motora. Além disso, os saltos e dribles ajudam a desenvolver e melhorar seu equilíbrio.

Como o basquetebol pode influenciar na sua vida estudantil?

“O basquetebol é um esporte incrível para os alunos, desenvolve e começar a ter o amor próprio, a autonomia para expor suas criatividades, ter decisões rápidas e precisas, muita disciplina, e companheirismo, ajudando os alunos a trabalhar em equipe e ter um autocontrole emocional tanto nos jogos quanto em situações …

Porque não há basquete nas escolas?

Estudos têm apontado que, embora o basquetebol tenha origem fora do país, esta modalidade é uma das quatro mais praticadas nas aulas de educação física escolar no país (KRUG et al., 2012). … Isso decorre ao lado negativo e no desempenho físico e deixa de considerar a cultura corporal dos alunos na área escolar.

Como ensinar a jogar basquete?

Estes são os principais fundamentos que os iniciantes devem conhecer e treinar:

  1. arremesso: ensinar a mecânica correta e o equilíbrio ideal do corpo;
  2. controle de bola: estimular os alunos a utilizarem as duas mãos para se movimentar melhor na quadra;

11.07.2019

Linha de chegada