Como se dá o processo de aprendizagem e treinamento das MECS esporte de formação e de alto rendimento?

Quais são aspectos de aprendizagem e treinamento das MECS?

Fator relevante das MEC é a variabilidade das situações de jogo: (1) a velocidade com que as informações devem ser processadas; (2) a coerência para as tomadas de decisões; (3) a velocidade na execução das ações motoras e; (4) a complexidade e imprevisibilidade provocada pela combinação desses fatores (Menezes, 2012).

O que é esporte de formação?

Por fim, o desporto de formação se caracteriza pela iniciação esportiva do atleta, quando ele adquire conhecimentos para aperfeiçoar sua capacidade técnica esportiva, não somente para fins competitivos, mas também com finalidade recreativa.

Quais etapas compõem a fase de formação esportiva?

A formação esportiva no Brasil tem sido sugerida por seus autores a partir de fases.

  • Fase pré-escolar (4 a 6 anos): vivência diversificada de movimentos, a fim de desenvolver um repertório motor extenso que será aproveitado nas outras fases;
  • Fase universal (6 a 12 anos): é a maior e mais importante fase.

22.07.2016

É INTERESSANTE:  Questão: Quem foi o idealizador da ginástica de conscientização corporal Pilates?

Como a tática pode ser classificada?

KONZAG (1991), GRECO & CHAGAS (1992) e RIERA (1995) classificaram a tática como de ataque ou de defesa. A definição de ataque ou defesa está determinada pela posse (ataque) ou não (defesa) da bola. Além dessa classificação, KONZAG (1991) e RIERA (1995) categorizaram a tática das MEC em tática individual e coletiva.

São requisitos Coordenativos dentro das modalidades esportivas coletivas?

D) Requisitos Coordenativos e Condicionais: referem-se aos fatores de desempenho, amplamente conhecidos como “qualidades físicas”, que estão diretamente relacionados às adaptações fisiológicas e neuromusculares resultantes dos métodos e processos de treinamento impostos aos praticantes das MEC.

Quais são as relações presentes em situações de defesa e ataque nas modalidade coletivas?

funcional das modalidades esportivas coletivas é determinada pela interação entre as variáveis defesa e ataque; cooperação e oposição. técnicas e das jogadas para, em seguida, incluir, nesse processo, fatores cognitivos, sociais e culturais.

O que é o esporte?

Esportes podem ser definidos como atividades físicas que visam equilibrar a saúde ou melhorar a aptidão física/mental. Além disso, é possível afirmar que os esportes são atividades sujeitas a regulamentos e que geralmente visam à competição entre os praticantes.

Qual a contribuição do esporte para a formação do cidadão?

A prática esportiva também libera serotonina e dopamina no cérebro. Essas duas substâncias são responsáveis por aumentar a sensação de bem-estar, relaxamento e a felicidade, em geral. A melhora na saúde psicológica gera efeitos positivos também na atenção, levando a uma maior qualidade de vida.

Como o esporte pode promover a cidadania?

Compreende-se que o esporte trabalha vários aspectos no individuo como, a parte cognitiva, afetiva e social. Entende-se também que a educação física tem um peso muito importante na formação da cidadania dentro da escola. O esporte funciona com auto e heteroseleção. É excludente por ficar apenas com os melhores.

É INTERESSANTE:  Come funziona la UFC?

Como deve ser o processo de formação esportiva ideal?

Almeida (2005) defende que a iniciação esportiva deve ser dividida em três estágios. … O objetivo dessa etapa é introduzir os elementos técnicos fundamentais, táticas gerais e regras através de jogos educativos e contestes e atividades esportivas com regras.

O que caracteriza cada período do treinamento desportivo?

O período preparatório é relativo a aquisição da forma esportiva. O período competitivo é relativo a manutenção da forma esportiva. O período transitório é responsável pela perda temporal da forma esportiva.

Quais as faixas etárias e o objetivo de cada fase da iniciação esportiva?

A fase de iniciação esportiva II é marcada por oportunizar os jovens à aprendizagem de várias modalidades esportivas, atendendo crianças e adolescentes da 5ª à 7ª séries do ensino fundamental, com idades aproximadas de 11 a 13 anos, correspondente à primeira idade puberal.

Como as modalidades esportivas coletivas podem ser classificadas?

I – A classificação dos esportes coletivos, quanto a interação com o adversário, pode ser desenhada a partir de duas divisões: esportes coletivos em que não há interação com o oponente e esportes coletivos em que há interação com o oponente.

Quais são as classificações da modalidade esportiva?

Os tipos de esportes podem ser classificados como:

  • Esportes de invasão.
  • Esportes de rede.
  • Esportes de campo e taco.
  • Esportes de parede.
  • Esportes de combate.
  • Esportes de marca.
  • Esportes de precisão.
  • Esportes técnico-combinatório.

O que é tática esportiva?

Segundo o dicionário Michaellis a palavra tática é definida como o “conjunto de meios ou recursos empregados para alcançar um resultado favorável”. Sendo assim entendemos os esquemas táticos como as formas que um treinador esportivo escala sua equipe dentro de campo/quadra para superar/vencer seus adversários.

É INTERESSANTE:  Questão: Qual a diferença do fundamento recepção no voleibol para os outros esportes?
Linha de chegada