Melhor resposta: Quais são as competições do judô paralímpico?

Como é praticado o judô paralímpico?

A modalidade é disputada por atletas com deficiência visual divididos em categorias de acordo com o peso corporal. Com até cinco minutos de duração, as lutas acontecem sob as mesmas regras utilizadas pela Federação Internacional de Judô, com pequenas modificações em relação ao judô convencional.

Quais foram as principais competições do judô paralímpico?

Judô foi a primeira modalidade de origem asiática inserida no programa paralímpico. Este esporte é praticado por atletas com alguma deficiência visual e estreou em Jogos Paralímpicos na edição de Seul 1988, apenas com as disputas no masculino. As mulheres só entraram nos tatames a partir dos Jogos de Atenas, em 2004.

Como funciona a Divisão de atletas nas competições de judô paralímpico?

Além das categorias por peso, os judocas são divididos em três classes, de acordo com o grau da deficiência visual. Todas começam com a letra B (blind, cego em inglês): B1, B2 e B3. Nos Jogos Paralímpicos, atletas de diferentes classes podem competir juntos.

É INTERESSANTE:  Qual é a função do goleiro do handebol?

Quais as lutas do esporte paralímpico?

Dois esportes de luta: o judô paralímpico, que é praticado por deficientes visuais; e a luta grego-romana, considerada uma das modalidades de luta mais antigas de que se tem notícia.

Qual o objetivo do judô paralímpico?

O judô paraolímpico é uma modalidade esportiva destinado a atletas com deficiência visual e suas regras são definidas pela Federação Internacional de Judo. … Na época, só lutaram os homens com deficiência visual.

Qual é o objetivo do judô paralímpico?

O objetivo do judô é que o atleta derrube o oponente com as costas voltadas para o chão e o imobilize no tatame por 20 segundos. … O terceiro é o mais fraco dos três e acontece quando um dos atletas cai no tatame de lado ou é imobilizado por 10 segundos.

Como atleta conquista vitória no judô paralímpico?

Com a vitória em Pequim consagrou-se como o único atleta a obter quatro medalhas de ouro consecutivas no judô paralímpico. Tenório luta na categoria B1, para cegos totais. Estreou em Atlanta 1996, conquistando o primeiro ouro do judô brasileiro. A conquista se repetiu em Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008.

Qual o tempo de duração de uma luta de judô separada por classe?

Resposta: A modalidade é disputada por atletas com deficiência visual divididos em categorias de acordo com o peso corporal. Com até cinco minutos de duração, as lutas acontecem sob as mesmas regras utilizadas pela Federação Internacional de Judô, com pequenas modificações em relação ao judô convencional.

Quais foram as conquistas do multi campeão de judô paralímpico Antônio Tenório?

Atleta da categoria B1, para cegos totais, Tenório disputou sua primeira Paraolimpíada há 25 anos, em Atlanta, em 1996. Desde então ele foi a todas as edições dos Jogos. Foi campeão em Atlanta, em Sydney, Atenas e Pequim. Em Londres, ganhou bronze.

É INTERESSANTE:  Quais são as provas de arremesso lançamentos do atletismo que ocorrem nos Jogos Olímpicos da atualidade?

Quais são as categorias dos atletas de judô tanto no masculino como no feminino?

Para o grupo masculino as categorias são as seguintes: até 60 kg, até 66 kg, até 73 kg, até 81 kg, até 90 kg, até 100 kg e mais de 100 kg. As mulheres são divididas em: até 48 kg, até 52 kg, até 57 kg, até 63 kg, até 70 kg e mais de 70 kg.

Quando acontecem os Jogos Paraolímpicos?

As Paralimpíadas acontecem no mesmo ano que as Olimpíadas, começando, normalmente, duas semanas após o encerramento dos Jogos Olímpicos. Atualmente, existem diversos esportes que foram adaptados para que pessoas com os mais diferentes graus de deficiência física e sensorial possam participar.

Quem são os judocas brasileiros que se destacaram nas Paralimpíadas?

Karla Cardoso (48 kg) e Daniele Silva (57 kg) conquistaram uma prata e um bronze, respectivamente, na Grécia. Na última edição de Jogos Olímpicos, em Londres 2012, o Brasil conquistou três bronzes, com Daniele Milan (63 kg), Michele Ferreira (52 kg) e Antônio Tenório (100 kg), além da prata de Lúcia da Silva (57 kg).

Linha de chegada