O que podemos fazer com a bola na ginástica rítmica?

Para que serve a bola na ginástica rítmica?

Bola é um dos cinco aparelhos pertencentes à Ginástica Rítmica. … É o único aparelho que não é permitido segurar, a bola deve estar em permanente movimento pelo corpo ou em equilíbrio. Jogadas com controle e recuperações com precisão, são elementos dinâmicos que valorizam a série da ginasta.

Quais são os movimentos feitos com a bola na ginástica rítmica?

O manuseio do aparelho é caracterizado por movimentos contínuos de rolamentos, saltos e giros com a bola sobre o corpo e o chão, combinados a flexibilidades. Quiques, largadas e retomadas, movimentos em oito e rebotes são os manuseios típicos para esse aparelho.

Qual o peso da bola usado na ginástica rítmica?

Elementos. Bola- Feita de borracha ou material sintético, deve ter peso mínimo de 400 gramas e diâmetro de 18 a 20 centímetros. Arco – De madeira ou plástico, deve ter, no mínimo, 300 gramas e diâmetro entre 80 e 90 centímetros.

Quais as características do aparelho bola?

Bola: o aparelho Bola para a GR deve ter de 18 a 20 cm de diâmetro externo, pesar 400 gms no mínimo e ser de borracha. O exercício corporal predominante do aparelho Bola é a flexibilidade e ondas. Maças: o aparelho Maças é composto de duas maças de 40 a 50 cm e ter 150 gms, no mínimo, cada uma.

É INTERESSANTE:  Quantas rodadas tem a Superliga feminina de vôlei?

Quais são os grupos técnicos fundamentais da bola na ginástica rítmica?

Cada aparelho tem seus grupos técnicos fundamentais de elementos, como os saltos, flexibilidades, equilíbrios e rotações, e formas específicas de manipulação.

Quais são os movimentos feitos com a bola?

Bola: Os principais movimentos são ondas, círculos, lançamentos e capturas, giros com a bola no chão e ao longo de partes do corpo.

Quais são os movimentos utilizados no aparelho arco?

O formato do arco favorece rolamentos, passagens, rotações, saltos e pontes. Os elementos corporais principais do arco são os saltos, flex, pivôs e equilíbrios.

O que é massa na ginástica rítmica?

As maças são usadas para fazer, círculos, curvas e formar o número máximo possível de figuras assimétricas, combinando-as com várias figuras formadas apenas pelo corpo. Exercícios com as maças requerem alto grau de ritmo, coordenação e precisão para boas recuperações.

Quais são os movimentos da ginástica artística?

Além do avião (movimento com os braços abertos), flic-flac (o atleta estica os braços para dar impulso e realiza a acrobacia), parafuso (sem as mãos, é feita uma rotação em torno do corpo no solo) e dos Santos (consiste em dois giros, seguido de dois mortais, além de uma flexão no quadril.

Como confeccionar o aparelho bola da GR?

Sua confecção pode ser feita a partir de conduítes (canos de PVC) de 80 a 90 cm de diâmetro, unindo suas pontas com uma fita adesiva, como também substituído pelo bambolê, material barato e que muitas escolas possuem.

O que é ginástica rítmica Brainly?

A ginástica rítmica é um esporte em que as ginastas devem executar uma série que combina elementos corporais e de dança com o uso de um dos cinco aparelhos: arco, bola, corda, fitas e maçãs.

É INTERESSANTE:  Sua pergunta: Quais são as vantagens do ciclismo?

Quais são as características do aparelho maças?

Maças – São feitas de madeira ou plástico e devem ter entre 40 e 50 cm de comprimento e pesar pelo menos 150 mg cada. A parte mais grossa é chamada de corpo, a parte mais afilada, de pescoço e a parte formada por uma esfera de 3 cm de diâmetro é a cabeça.

Quais as características da ginástica competitiva?

As competitivas, que entram em competições como as Olimpíadas, além de trabalhar com a estrutura física, através de movimentos que exigem força, elasticidade e agilidade, também exercitam a mente dos praticantes, pois a sua prática requer concentração e raciocínio.

Quais as características da fita?

A fita é considerada o aparelho mais plástico e característico da ginástica. … A fita pode ser de cetim ou outro material semelhante, desde que não engomado. Seu peso não deve ultrapassar 35g e deve ter no máximo quatro e seis cm de largura e seis metros de comprimento para ginastas de nível adulto.

Linha de chegada