Resposta rápida: Como é praticado o tênis de mesa paralímpico?

Como é praticado o tênis de mesa adaptado?

No tênis de mesa, participam atletas do sexo masculino e feminino com paralisia cerebral, amputados e cadeirantes. As competições são divididas entre mesatenistas andantes e cadeirantes, com jogos individuais, em duplas ou por equipes. … Ainda, o Brasil levou mais dois bronzes, nas disputas por equipes.

Como se joga o tênis de mesa paralímpico?

As regras são iguais às do tênis de mesa convencional, com exceção do saque para as categorias dos cadeirantes (classes 1 a 5). Neste caso, o sacador deve fazer com que a bola ultrapasse a linha de fundo da mesa, não podendo sair pelas laterais.

Como se joga o esporte paralímpico?

O futebol paralímpico consiste na adaptação do futebol regular para atletas com alguma deficiência. Estes desportos são jogados, normalmente, usando regras da Fifa, com modificações quanto ao terreno de jogo, equipamento, número de jogadores, e outras regras necessárias para tornar o jogo adequado aos atletas.

É INTERESSANTE:  Qual o país que o Messi mora?

Como é dividido o tênis paralímpico?

O tênis de mesa paralímpico é dividido em 11 classes, sendo as classes 01 a 05 para atletas em cadeira de rodas, 6 a 10 para atletas andantes, e a classe 11 para atletas com deficiência intelectual.

Quais as adaptações podem ocorrer no jogo de tênis de mesa?

As regras estabelecidas pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) são aplicadas às competições paraolímpicas do esporte, com sutis adaptações feitas pelo IPTTC para os atletas em cadeira de rodas.

Quando surgiu o tênis de mesa adaptado?

O tênis de mesa paraolímpico é um dos esportes mais antigos a ser praticado numa edição das Paraolimpíadas . Esse esporte foi oficialmente e mundialmente reconhecido em 1960, quando foi integrado nos primeiros Jogos Paraolímpicos de Roma na Itália.

Quando o tênis de mesa passou a fazer parte das Paraolimpíadas?

O tênis de mesa começou a ser praticado por pessoas em cadeira de rodas e entrou para o programa dos Jogos Paralímpicos de Roma 1960. A primeira participação de jogadores em pé aconteceu em Toronto 1976, junto com a estreia do Brasil na modalidade.

Quais são os movimentos do tênis de mesa?

Os movimentos mais usados pelos mesatenistas são o forehand, o backhand e, no caso dos cadeirantes, a bola alta próxima à rede, que dificulta a recepção pelo adversário.

Quando o tênis de mesa convencional ingressou na Olimpíada?

O tênis de mesa foi incluído nos Jogos Olímpicos na edição de Seul 1988, com eventos de simples e duplas, masculino e feminino. Os atletas da China dominam o esporte, conquistando 53 medalhas em 32 eventos realizados até os Jogos Olímpicos de 2016.

Quais são as atividades paralímpica?

Modalidades Paralímpicas

  • Atletismo.
  • Badminton.
  • Basquetebol.
  • Boccia.
  • Canoagem.
  • Ciclismo.
  • Equitação.
  • Esgrima.
É INTERESSANTE:  Quanto tempo para definir o corpo com boxe?

Quais as dificuldades de jogar o tênis de mesa paralímpico?

Para os jogadores andantes e com deficiência mental as regras que são usadas no ténis de mesa tradicional aplicam-se aqui também, salvo raras exceções de jogadores que mesmo assim tenham alguma dificuldade especifica em se movimentar.

O que os números da classe de um atleta significa?

Nas provas do atletismo, as classes são “T”, de “track” (pista, provas como os 100m e 200m rasos), ou “F”, de “field” (campo, provas como o arremesso de peso e de disco). Os números indicam o grau de limitação dos atletas. … É aí que entram os diferentes tipos de limitação das atividades de um atleta.

Quais são as modalidades do atletismo adaptado?

Atletismo

  • Pista. Velocidades : 100m, 200m, 400, rev. 4x400m e rev. 4x100m. Meio fundo: 800m, 1.500m. Fundo: 5.000, 10.000m. Salto em distância. Salto em altura. Salto Triplo.
  • Rua. Maratona (42km) Meia-maratona (21km)
  • Campo. Lançamento de disco e club. Lançamento de dardo. Arremesso de peso.

Quais os nomes das três categorias do tênis de mesa paraolímpico?

O tênis de mesa paraolímpico é dividido em três categorias: para cadeirantes (classes 1 a 5), andantes (classes 6 a 10) e deficientes intelectuais (classe 11). Quanto menor o número da classe, maior é o nível de deficiência do atleta.

Como é realizada a classificação dos atletas do tênis de mesa paralímpico para que possam disputar os jogos?

A classificação para a modalidade é feita unicamente através do peso. Portanto, atletas com diferentes deficiências competem juntos pela mesma medalha. São elegíveis atletas com deficiências que afetem o movimento das pernas e quadris, assim como anões. Quanto menor o número, maior o comprometimento físico do atleta.

É INTERESSANTE:  Quais são os principais critérios avaliados na competição de ginástica rítmica?
Linha de chegada