Resposta rápida: O que é equidade cite como ela pode ser utilizada nos esportes?

Como a equidade pode ser utilizada nos esportes?

Equidade no esporte: premiação em competições deve ser igual para mulheres e homens em Santos. … O descumprimento da lei acarreta multa aos organizadores do evento ou competição no valor de 10 vezes a diferença da premiação de homens e mulheres.

O que é que significa equidade?

Segundo o dicionário Michaelis, a palavra equidade é definida como uma disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um.

Qual a importância da equidade no esporte?

Rio de Janeiro – O esporte tem um profundo poder de mudança cultural e por meio dele é possível conscientizar as sociedades sobre a importância de se promover a equidade entre homens e mulheres. … Homens e mulheres devem, inclusive, participar juntos da preparação das competições.

Quem pratica a equidade e o quê?

Equidade consiste na adaptação da regra existente à situação concreta, observando-se os critérios de justiça. Pode-se dizer, então, que a equidade adapta a regra a um caso específico, a fim de deixá-la mais justa. Ela é uma forma de se aplicar o Direito, mas sendo o mais próximo possível do justo para as duas partes.

Como aconteceu o documento chamado por um time chamado Brasil?

Em 2010, em Brasília, aconteceu a Conferencia Nacional do Esporte, realizada pelo governo do presidente Lula, de onde foi confeccionado o Plano Decenal do Esporte produzindo um documento chamado Por Um Time Chamado Brasil onde se registrou em forma de síntese as contribuições de mais de 220 mil brasileiros, homens e …

É INTERESSANTE:  Quanto vale a coleção da moeda das Olimpíadas?

Como o esporte pode diminuir a desigualdade social?

Nesse contexto, vale ressaltar que, o esporte é uma ferramenta essencial para diminuir a desigualdade social e racial, visto que, rompe os estereótipos desse meio. … Além disso, a prática de atividades esportivas contribui positivamente para a formação social do indivíduo.

Qual é a diferença entre igualdade e equidade?

Enquanto a igualdade busca tratar todos da mesma forma, independentemente da sua necessidade, a equidade trata as pessoas de formas diferentes, levando em consideração o que elas precisam.

Como você analisa a equidade?

Pelo princípio da eqüidade, mais deve ser atendida a razão, que a impõe, vista pela boa-fé, do que a própria regra do Direito. Sendo assim, a eqüidade é a que se funda na circunstância especial de cada caso concreto, concernente ao que for justo e razoável.

Para que serve a equidade?

Portanto, a equidade é uma cláusula geral que pode abarcar qualquer conceito, desde que permite ao juiz fazer justiça no caso concreto, ou afastando uma norma legal considerada injusta ou preenchendo lacunas no ordenamento jurídico.

O que é a equidade no direito?

A Equidade tem por objeto dar à lei a plenitude de seu vigor, ao corrigir as estreitezas da generalidade da lei. No sentido utilizado pelo § 2º do art. 108, equidade tem o sentido de suavização, de humanização na aplicação do direito, na busca da justiça.

Como a equidade pode ser aplicada na sociedade?

Um conceito que pode transformar a nossa sociedade. Do latim aequitate, a palavra equidade significa justiça natural, disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um, ou simplesmente justiça, igualdade e retidão, levando em consideração o relacionamento entre os indivíduos em seu meio. …

Quando o juiz pode usar a equidade?

O novo CPC não foge à tradição e estabelece que “[o] juiz não se exime de decidir sob a alegação de lacuna ou obscuridade do ordenamento jurídico” e “só decidirá por equidade nos casos previstos em lei” (art. 140, parágrafo único).

É INTERESSANTE:  Qual a jogadora de vôlei mais baixa do Brasil?
Linha de chegada