Resposta rápida: Qual a federação do tênis de mesa?

Qual a federação responsável pelo tênis de mesa?

A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) é o órgão desportivo internacional máximo do tênis de mesa mundial.

O que significa CBTM tênis de mesa?

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) é a entidade responsável pela gestão e organização do tênis de mesa no Brasil.

Quantas e quais são as federações responsáveis pelo tênis de mesa?

É filiada à Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), à União Latino-Americana de Tênis de Mesa (ULTM), à Confederação Sul-Americana de Tênis de Mesa (CONSUTEME), ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) e ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Quando o tênis foi oficializado no Brasil?

No Brasil, os iniciantes da prática do esporte eram turistas ingleses que, mais ou menos em 1905, começaram a implantar o tênis de mesa no país. Pode-se fixar o ano de 1912 como o início das atividades organizadas do tênis de tesa no Brasil, pois até então ele era praticado somente em casas particulares e em clubes.

É INTERESSANTE:  Para que o esporte seja igual e justo os jogadores tem um sistema de classificação que vai de?

Quem foi o criador do tênis de mesa?

No Século XIX, James Gibb, inglês, ex-corredor de maratonas, volta de uma viagem de negócios aos Estados Unidos com bolas de celuloide de brinquedo, que ele imaginou poderem ser úteis para este jogo em seu país.

Quais são os fundamentos básicos do tênis de mesa?

Fundamentos do tênis de mesa

O objetivo do tênis de mesa é conquistar pontos em relação ao adversário, ganhando sets ímpares. Assim, para atingir esse objetivo, os mesatenistas (nomenclatura que designa os/as jogadores/as) fazem uso de dois fundamentos principais: o saque e a recepção.

Como funciona o jogo de tênis de mesa?

O jogo, que é uma adaptação do tênis de quadra, consiste na disputa de pontos entre jogadores que golpeiam a bola com suas raquetes sobre a área de jogo (mesa). O objetivo é impedir que o adversário consiga realizar a mesma ação e devolva a bola para a área de jogo.

Como era conhecido o tênis de mesa?

O tênis de mesa ou ténis de mesa, ténis-de-mesa, mesatenismo ou ping-pong (modo abrasileirado: pingue-pongue) é um esporte inventado no Reino Unido, mais precisamente na Inglaterra no século XIX onde era conhecido como ping-pong, até se tornar uma marca registrada e por isso mudou-se o nome na Europa para tênis de mesa …

Em qual ano foi fundado a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa?

Em 1942, atletas do Rio e de São Paulo se mobilizaram com a tradução das regras e assinatura de convênios e oficializaram o tênis de mesa pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos).

Onde surgiu a Federação Internacional de Tênis de Mesa?

Em 1900, o esporte chegou à China, introduzido por ocidentais. Um marco importantíssimo, já que atualmente a China é a grande potência da modalidade. Ainda assim, foi na Europa que surgiu a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, em inglês), em 1926.

É INTERESSANTE:  Quais as maneiras possíveis para acontecer um jogo de tênis?

Como eram as primeiras raquetes de tênis de mesa?

As primeiras raquetes encordoadas foram documentadas no Tratado sobre o Jogo da Bola, escrito por Antonio Scaino em 1555, na Itália. Eram feitas com uma peça de madeira compensada, e tinham 150 cm de comprimento. As duas extremidades eram ligadas ao cabo, coberto com pele de carneiro.

Em que ano foi disputado o primeiro campeonato no Brasil de tênis de mesa e quando tênis foi finalmente oficializado no Brasil?

Resposta:foi disputado no ano de 1912.

Como o tênis de mesa é visto no Brasil?

No Brasil, o tênis de mesa foi introduzido por imigrantes ingleses, nos primeiros anos do século XX. No entanto, os primeiros torneios organizados datam de 1912. … A altura da mesa deve estar 0,76 metros de distância do solo. Há uma linha de dois centímetros de altura que marca toda a sua volta.

Como é a participação do Brasil no tênis de mesa?

No campo esportivo, o tênis de mesa do Brasil tem seis atletas no Top 100 mundial: Bruna Takahashi, Eric Jouti, Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Thiago Monteiro e Vitor Ishiy. Calderano se destaca, presente no Top 10 mundial há 21 meses.

Linha de chegada